Acender Leds, devo utilizar resistores ou o melhor é coloca-los em série?

Tinha uma lanterna pequena aqui em casa, abri ela e comecei a medir resistências, correntes, tensões...

Utilizavam um resistor em cada LED, calculei a potência e os valores concluem que 73% da energia é dissipada pelos resistores.

Peguei 4 daqueles LEDs, liguei em série e alimentei com os mesmos 12v, acende perfeitamente e o brilho é o mesmo, mas a corrente que flui pelo sistema é de apenas 25% da total.

Alguém sabe me explicar direito isso? Porque utilizam resistores se isso deixa o sistema tão ineficiente?

Pensei em deixar 4 Leds em série e jogar 2 resistores de 2 ohms em paralelo, assim, caso dê algum pico, o resistor já toma parte da voltagem, e caso um dos resistores queime, tem outro ali.

E ai? É uma boa ideia isso?

Obrigado.

Exibições: 5849

Responder esta

Respostas a este tópico

O resistor serve para limitar a corrente na malha, bem como oferecer uma queda de tensão para que o led opere em tensão nominal.

Lembre-se que na lanterna os leds provavelmente estavam em paralelo, ou seja, é somado a corrente de todos eles para o calculo da resistencia final, ja no seu experimento, a corrente é a mesma para todos.

O problema dessa ligação que você fez é que os leds não são completamente iguais e havendo qualquer variação em um deles, todos iram "sentir" isso e caso um queime, todos apagaram. Alem disso, apesar do led acender, você está reduzindo significamente a vida util dele fazendo-o operar fora das condições nominais.

O recomendo é liga-los em série com um resistor e paralelo entre si, dessa forma você garante que todas as series led-resistor receberam a mesma tensão e solicitaram a corrente necessaria.

Sobre a "ineficiencia", a longo prazo o circuito se mostrará mais eficiente, alem de apresentar uma maior estabilidade.

Resumindo, não é uma boa ideia, você pode até aumentar a duração da bateria, mas terá que trocar seus leds muito antes do previsto.

Valeu pela resposta.

Sei que o resistor limita a corrente, mas os LEDs também possuem resistência interna, o limitador das correntes seriam eles mesmo.

Isso de um queimar, todos apagam, realmente, é um problema, mas nada muito grave no meu caso.

Valeu pela resposta, acho que farei uma sem resistores, mesmo que queime muito antes, ainda assim pode ter vantagens por iluminar 4 vezes mais. Entretanto, ainda assim vou manter a com resistores, qualquer coisa recorro a ela.

A resistência interna dos LEDs é muito pequena, e esse é o problema.
Com essa resistência interna pequena, a corrente que passa por cada led é bem maior do que quando usamos resistores externos e isso explica o fato dele, nessa configuração, iluminar 4 vezes mais, como você disse.
O mais apropriado seria comprar LEDs de alto brilho, assim você manteria ele em tensão e corrente nominal e teria um brilho maior.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço