Galera,

Alguém manja de rede?
Meu problema é que estou terminando um robô que terá o controle via Arduino com shield ethernet, e uma câmera IP acoplada. Quero controlar esse robô via internet e assistir o vídeo da câmera dele para controlá-lo. Na rede local, com tudo ligado ao roteador via cabo, já funcionou.
Estou pensando em colocar um Access Point de 4 portas, sendo que vou usar 1 para a câmera e 1 para o controlador. O problema é que gostaria de configurar o sistema de forma que eu não precise mexer no roteador wireless aqui de casa, apenas no Access Point, assim eu posso levar esse robô para qualquer rede wireless e, cadastrando a senha da rede no AP, ter o controle do robô via internet, já que posso cadastrar no AP um endereço tipo DynDNS.
Então a dúvida é: Dá para configurar o Access point para ele agir como roteador de uma rede dentro da outra, e configurar o Port Forwarding para que eu possa ter acesso ao controlador e a câmera?

Quero acessar endereços do tipo: "endereçoIP:8081" para a câmera e "endereçoIP:8082" para o controlador, assim, com o mesmo IP, eu controlo as duas coisas. O IP será obtido pelo roteador de maneira dinâmica (DHCP server).

Que tipo de roteador ou AP eu tenho que instalar no robô??? Que qual seria o modo de operação??? É muito complicado???

Valeu!!!!

Abraço!!!


Exibições: 735

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso eu não sei te responder, mas se por acaso tiver muitos problemas, recomendo usar esse shield pra arduino, que é igual o ethernet, porém ele já vem com wi-fi:
http://www.littlebirdelectronics.com/product_images/h/253/wishield2...

:D
Fala Lucas!
Eu consegui configurar um AP ligado a um switch. Funcionou beleza. Consegui acessar a câmera e o arduino via rede local. O problema é configurar as portas no roteador para acessar via internet. Como aqui eu tenho PPPoE (speedy) está complicado.
Valeu pela resposta, mas o meu Ethernet shield está funcionando beleza.
Abraço!
Fala Marcelo!

Gostei desse robô, poderia mostrar onde eu acho a documentação para construir um? Mas se for algum projeto secreto pra vender pra Nasa eu vou entender...rsrsrsr

Mais uma vez parabéns pelo site, é iraaado!

Abração!
Pq vc não tenta criar uma vpn com o seu robô? Iria demandar muitas interfaces? Desculpa a ignorância estou aprendendo...

Abraço!
Fala Christophe,

Cara, não é projeto secreto, não! Hehehe... No post do blog tem o código todo. Basta copiar e carregar no arduino. Para controlar via internet, não precisa VPN, basta fazer um encaminhamento de portas no roteador. Minha dificuldade foi configurar o Access Point que vai no robô. Mas depois peguei o jeito.
Se quiser mais detalhes, vai perguntando que eu respondo. Ok?

Abraço!
Fala Marcelo!

Foi mal cara, depois eu vi no blog a descricao do projeto...
Ainda estou vendo o que eh arduino.
Hoje limpei a tralha que tinha no meu home office para poder voltar aos estudos cientificos.

Vou tentar criar um clone do seu robot.

Obrigado pela atencao, e desculpe a falta de acentos!

Abraco!

Helder,

 

Valeu pela força! No final acabou dando tudo certo, usei um AP mesmo e já publiquei o projeto todo aqui na rede.

Mas foi legal seus comentários para ficar de referência para a galera.

 

Abraço!

Marcelo...

Vc executa o controle via navaegador de internet?

Se sim, entao é possivel rodar de um celular com wifi tbem neh? :O

 

João,

 

O celular não precisa ter wi-fi. A parte wi-fi é do robô até o roteador. Qualquer dispositivo que consiga ter acesso a internet e exibir html pode controlar o robô. Já a parte de vídeo depende de execução de Java ou active-X que não é qualquer dispositivo que roda.

 

Abraço!

Sim sim marcelão entendi,

mas digo pela banda que irá consumir, ser wifi numa rede local, seria perfeito :D

 

Nesse ano novo, vou começar a estudar sobre o arduino e vamo ter um monte de prototipo desse robo seu espalhado pelo mundo hehehehe

 

Marcelo Rodrigues disse:

João,

 

O celular não precisa ter wi-fi. A parte wi-fi é do robô até o roteador. Qualquer dispositivo que consiga ter acesso a internet e exibir html pode controlar o robô. Já a parte de vídeo depende de execução de Java ou active-X que não é qualquer dispositivo que roda.

 

Abraço!

Conta comigo João! O que quiser saber é só perguntar.

 

Abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço