A arte de especificar e encontrar componentes – Parte II

Olá, pessoal!

No artigo anterior, apresentei algumas considerações que devemos levar em conta, quando definimos e escolhemos os componentes dos nossos projetos. Também apresentei um site muito bom para encontrar componentes, oDigChip. Esse site tem a característica de classificar os componentes por função, o que facilita muito. Mas como nada é perfeito, nem sempre as listas estão atualizados ou os componentes em produção. De qualquer maneira, é uma rica fonte de informação. Outro recurso interessante é o da referência cruzada. Quase todos, você consegue acessar o datasheet para dar uma espiada nas características. Também dá para pesquisar componentes equivalentes – cross-reference.

Aqui vou explorar outros recursos de busca. Um razoavelmente novo e aparentemente muito bom é o Datasheet.com. Nesse site, além da busca de componentes por função, pode-se verificar a disponibilidade do componente em alguns distribuidores e o seu preço.

Datasheets.com

Outro site interessante para realizar buscas:

ICMaster:

IC Master

A outra forma de pesquisa é explorar os sites dos fabricantes mais conhecidos, tais como:

No site dos fabricantes, em geral você também encontra o recurso de referência cruzada, o que acaba sendo útil para encontrar componentes e fornecedores alternativos. Aqui no Brasil, temos duas ótimas ferramentas de pesquisa, onde podemos encontrar com maior facilidade fornecedores ou distribuidores nacionais. São as revistas IPESI NEI. A revista NEI ainda permite buscar fornecedores online.

IPESI Junho

Nos lemos na próxima.....

Post original no meu blog "Consulte sempre um Engenheiro Eletrônico". 

Dê a sua opinião aqui no fórum. Qual é a sua experiência? Como você faz para encontrar os componentes que você necessita?

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Exibições: 454

Responder esta

Respostas a este tópico

uma coisa legal seria criar uma lista com os principais fornecedores de componentes eletronicos aqui do brasil e de fora tambem...

sei que tem farnell digikey etc... o foda que esse povo mete a mao, nao nos componentes em si mais no frete!

Caro Cleimar, 

é interessante, sim! O problema é que são muitos!!!! Para facilitar, colei meus preciosos "bookmarks", colecionados ao longo de inúmeros anos num arquivo do word e disponibilizei no arquivo abaixo para quem quiser consultar. Esses links não estão muito atualizados, alguns fornecedores até já mudaram de ramo, mas ainda tem muita coisa boa!!!!! 

Abraço!

Henrique

Anexos

Bela Lista!

obrigado....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço