Bom dia pessoal,

 

Eu comprei um módulo dimmer com Triac, igual o da figura abaixo, e utilizei um código para controlar o brilho de uma lâmpada.

No entanto, eu não consigo fazer esse controle, já que não obtive nenhuma resposta do módulo quando ele está ligado conforme a imagem abaixo no arduino(os vídeos que eu vi ligam assim). Eu consigo o "controle" de intensidade do brilho no momento que desconecto o pino 2 do arduino e seguro ele com a mão (como se fosse uma interferência/terra, não sei).

Minha dúvida é como identificar o problema no meu circuito. Não estou entendendo o que está acontecendo com ele.

Exibições: 1255

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia LAL, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

deveria funcionar corretamente, mas como não funcionou, e para que possamos entender melhor seu

problema e ajuda-lo, anexe um arquivo com seu sketch d seguinte forma:

Clique em : " Arquivos "  e depois anexe o arquivo  com o seu sketch completo;

Ou se vc usou este sketck,

https://br-arduino.org/2016/03/arduino-triac-dimmer.html#oprog

não precisa anexar.

Obs. Este programa falta um ponto e virgula no final da linha 26.

RV

Olá, 

Anexei o skecth.

Eu estou tentando fazer o controle pelo monitor serial, mas não encontrei um erro no meu programa tbm kkk

Boa noite LAL,

no seu esquema vc ligou o ZeroCross (ZC) do módulo no port 2 do arduino,

mas no seu sketch vc esta usando o port 3 para receber os pulso de ZC.

Sendo assim não vai funcionar mesmo.

RV

Boa noite RV,

Eu tinha feito algumas mudanças porque pensei que o problema poderia ser na porta de interrupção. No entanto, não rodou em nenhuma das portas.

LAL, 

que escreveu este sketch?

RV

Esse que mandei é um código que você fez no ano de 2015. (se você for o Rui)

Boa noite LAL,

vou deixar aqui uma breve descrição do funcionamento de um dimmer com este módulo e com o arduino,

para que vc entendendo como funciona, tenha condições de encontrar o problema no seu projeto.

Como funciona um dimmer com arduino e modulo zerocross.

vejamos o funcionamento.
O transistor tem no coletor um resistor de 1K, então a máxima corrente de IC do transistor interno será;
5/1000 = 5 mA.

Para se obter 5 mA de IC, precisamos de 10 mA no LED.

Com a voltagem entrando no circuito, temos um resistor que deve limitar a corrente para no máximo

uns 40 mA para não queimar o LED.
Quando a corrente passa por 10 mA, o transistor satura e a voltagem no coletor dele tem valor próximo a zero.
em seguida a senoide atinge o valor máximo e começa a diminuir, diminuindo a corrente sobre o LED.
Ao chegar a valores abaixo de 10 mA, o transistor para de conduzir e a voltagem no coletor dele chega a +5 V.
Neste momento a senoide está bem próxima do zerocross.
Como a voltagem no pino ZC veio de 0V para +5V, ocorre um interrupt de RISING no ucontrolador.
Mas a senoide ainda não passou pelo zerocross.

Vamos entender os tempos da senoide da nossa rede elétrica.
Como temos uma frequência de 60 Hz temos um ciclo de 1 /60 Seg = 16,66666 mSeg.
Cada ciclo a senoide passa 2 vezes pelo zero volts, então teremos cada passagem pelo zero em i

ntervalos de 8,33333 ms.

No nosso projeto, sabendo que a senoide ainda não passou pelo zero, faz-se necessário dar um delay para

aguardar a passagem pelo zero.
Em seguida qto mais próximo depois do zerocross dispararmos o triac, mais tensão teremos na saída dimmer e
quanto mais atrasarmos o disparo , menos tensão teremos.
Mas este atraso nunca pode ser superior a 8,3333 ms após o zerocorss, se não estaremos disparando no

semiciclo seguinte.

RV

Bom dia LAL,

pesquisando aqui nos meus arquivos de projetos, encontrei o sketch.

Eu o escrevi em  01/05/2015. 

Se você não tivesse removido as linhas iniciais onde aparecem os créditos do escritor do sketch,

eu saberia mais facilmente que tinha sido escrito por mim.

Como são milhares de projetos que já escrevi ou ajudei alguém, nem me lembrava dele.

Foi neste link?

http://labdegaragem.com/forum/topics/acionar-triac-no-inicio-do-sem...

RV

Bom dia RV,

Vou deixar devidamente referenciado, desculpe. Eu vi nesse link, mas é o mesmo código 

http://labdegaragem.com/forum/topics/dimmer-digital-1?commentId=622...

Boa tarde LAL,

para que eu possa entender melhor o que ocorre com seu projeto, sugiro que rode este sketch que estou

anexando e que vc retorne anexando um arquivo .txt contendo pelo menos umas 200 linhas, do  que vai ser

impresso no serial monitor.

O ZC está ligado no port 3 e não precisa ligar nada no port 9.

A lâmpada não funcionará neste teste.

RV

MedindoZC_V02.ino

PS:  Precisa colocar um resistor de 1K entre o port 3 e o port A0.

RV

Então RV,

Eu montei o circuito como sugerido e rodei esse sketch, no entanto não obtive resposta no serial monitor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço