Tenho um projeto utilizando acopladores óticos 4N25 cuja função é apenas e tão somente a transferência do nível LOW e HIGH da saída de uma porta ATMEGA 328P.

  Todo o processo funciona a contento, entretanto, utilizo em um primeiro momento os 4N25 sem nenhum resistor em seu input (pino 1) e nem nenhum resistor em seu OUT (pino 4).

  Verifiquei uma infinidade de artigos para cálculos do valor do Resistor , vi vários esquemas com valores absolutamente diferentes para esse resistor e tentei vários valores para o meu caso, porém, qualquer que seja o valor que coloco é o suficiente para não mais funcionar.

  Ou seja, no meu caso , só funciona se o nível da porta está diretamente aplicado ao pino input do 4N25. Valores baixos, baixíssimos, altos, e altíssimos de resistores foram experimentados.

  Só funciona se ligado direto...

  Alguém atina o porquê ?  Agradeço desde já.

 

 

 

  

Exibições: 4729

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem certeza que esta conectando corretamente o 4N25 ? 

O CTR do 4N25 > 20% 

http://www.vishay.com/docs/83725/4n25.pdf

O CTR do 4N35 > 100% - Recomendo o uso de 4N35. 

http://www.vishay.com/docs/81181/4n35.pdf

CTR = CURRENT TRANSFER RATIO 

http://www.circuitstoday.com/optocoupler-devices-and-application

 Nenhuma dúvida quanto a ligação do 4N25.  Como disse, tudo funciona 100% sem resistor algum.

Como assim "sem resistor"?

Não sei como seu circuito está montado, mas se você ligar o LED (entrada do acoplador) em uma condição fora da especificação, o seu circuito corre risco de falhas precoces, devido a redução da vida útil dos componentes (condição de estresse). 

Recomendo o uso de 4N35. 

Olá amigo.

Dá uma lida nesse datasheet.

http://www.vishay.com/docs/83725/4n25.pdf

Olá Cesar,

    Cara eu acabei de montar um projeto com optoacoplador, apesar que eu optei pelo EL817(PC817) pois funciona do mesmo jeito e só tem os 4 pinos necessários, ao contrario do 4n25 que tem 2 pinos a mais só pra encher o saco. a coisa é relativamente simples, você tem que pensar nele como um encapsulamento com dois componente independente dentro dele.

    Um optoacoplador é só uma caixinha(analogia) com um led e um fototransistor dentro,  dai quando o led é energizado ele emite uma luz que faz com que o foto transistor funcione.

    Dai a questão de colocar ou não um resistor no optoacoplador, é o mesmo de colocar ou não um resistor em um led pra acendê-lo deu pra entender ?

    Ou seja, a depender da tensão e da corrente que você esteja inserindo seja em um optoacoplador, seja em um led, se não tiver o limitador de corrente que é um resistor, ele vai até funcionar,  mas logo, logo, vai queimar.

     Se o que você deseja, é um valor geral de um resistor pra colocar tanto em um led como em um optoacoplador simples, vá de 560r.    nem de mais nem de menos,   mas funciona que é uma beleza.

    

 Então, exatamente isso que você disse e daí minha preocupação.

 Só tem um detalhe ...  Incluindo o 560R que eu já havia testado , por algum motivo não funciona.

 Se eu ligar o pino 1 dele direto na saída da porta do Microprocessador, funciona 100%.

 Eu já usei até um resistor de 1R e nem assim ...  doideira mesmo ...  vou acabar deixando ligado direto mesmo sem resistor nenhum ... Era mesmo só por preocupação e não estressar tanto o led interno dele ..

 

Oi CC,

Uma pergunta, a saída que alimenta o opto, é uma saída pmw?

Abs.

Sim, isso mesmo. Uma saída pmw que fica LOW ou HIGH.

E qual é a frequência,ou seja, qual é o delay entre hig e low?

depende da ação do usuário em um outro circuito que transmite via Serial um comando dizendo se é pra ele estar HIGH ou LOW em determinado momento.

 Mas podem ser bem próximos tipo a cada 10s

Você leu sobre CTR - o link que eu enviei? 

O 4N25 tem CTR baixo, por isso precisa de mais corrente, para ele funcionar.

Use o 4N35 (CTR >100%) .

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço