Então pessoal.Eu vejo muitos módulos de rádio-frequência operando nessas faixas de frequência.

Mas percebo um certo favoritismo em relação aos 433Mhz.

Andei pesquisando um pouco,mas ainda tenho algumas dúvidas:

Vi alguns usuários em outros fóruns dizendo que a frequência de 315 é restrita e a de 433 é livre ao amador? Isso é verdade?

A frequência de 315 tem melhor desempenho em ambientes abertos do que a de 433,isso teria alguma coisa a ver com a comunicação de aviões?

Exibições: 3581

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Angelo, 

não sou especialista no assunto, mas me parece que você tem razão. A faixa de 315 MHz é para telefonia fixa aeronáutica(?) ou móvel. Na faixa de 433 MHz é recomendada a utilização em ambientes fechados com potência irradiada limitada. Esses dados você encontra no site da Anatel. Abaixo os links para os principais documentos que definem isso:

Atribuição de Frequências

Regulamento sobre Equipamentos deRadiocomunicação de Radiação Restrita.

Abraço.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

 

Muito interessante essa tabela.

Mas ainda não consegui identificar essa restrição.

Na tabela colorida,só até 300 Mhz é reservado.Já no documento da Anatel,as unicas restrições mais próximas que encontrei são de 399,99 a 410 Mhz.

Será que eu interpretei errado?

Obrigado pela ajuda.Abraço

Caro Angelo,

como radio-frequencia não é a minha praia, eu só posso dar um palpite calibrado. Lendo o regulamento, parece que não há restrição, mesmo para os 315 MHz. Provavelmente vai depender do tipo de aplicação e certamente a potência irradiada deve ser limitada aos valores definidos no regulamento. Se a coisa for mesmo séria, profissional, talvez você possa submeter a sua dúvida à própria Anatel e obter a resposta. A frequência de 433 MHz é utilizada de várias maneiras e portanto não deve m existir impedimentos para essa faixa. A tua aplicação é de RFID? Tem um capítulo específico sobre isso no regulamento.

Abraço.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

É que eu queria fazer algumas experiencias com aqueles módulo de radio-frequencia mais comuns.Mas eles são bem sensíveis a interferência e ruídos,acho que seria interessante usar uma frequencia de 315Mhz,pois a de 433 é muito usada,principalmente em portões eletrônicos(que estão para todos lados),aqui em casa tem portões que abrem toda hora. por exemplo.

Obrigado!

Abraços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço